Ingredientes:
1 l leite desnatado(temperatura ambiente)
200 ml iogurte desnatado
Misturo 1 litro de leite desnatado e 200 ml do iogurte. É importante deixar bem homogêneo. Comece dissolvendo em uma pequena quantidade de leite e vá adicionando mais leite aos poucos. Eu utilizo parte do iogurte feito anteriormente. Você só vai usar o iogurte industrializado na primeira vez que fizer. Desta forma, seu iogurte terá cada vez menos conservantes.
Deixo na iogurteira por, pelo menos, 10 horas. Tem como fazer sem o uso de iogurteira. Utiliza-se um pouco de leite morno, deixando o recipiente no forno(desligado, por favor! rssss) mantendo a luz do forno acessa para manter o calor. Eu, particularmente, nunca fiz desta forma.
Depois de pronto, espere esfriar e leve à geladeira por algumas horas(duas, pelo menos).
Descarte o soro. O iogurte fica mais consistente, tipo iogurte grego mesmo. Se preferir, pode retirar ainda mais soro, colocando o iogurte em um escorredor de massas, peneira ou cozi vapor, coberto por um pano limpo ou filtro de papel. Quanto mais soro retirar, mais consistente fica o iogurte.
Após retirar o soro, armazenar na geladeira em pote com tampa. Neste momento, eu aproveito para distribuir em porções individuais.
Dicas:
—Algumas marcas de leite produzem iogurtes com mais soro. Fiquem atentos quanto a isso. Fiz experiências com diversas marcas até encontrar uma que considerasse ideal.
—Já li relatos informando que após 10 horas de fermentação, o iogurte fica ácido ou azedo demais. Eu costumo deixar 12 horas e não percebo isso.
— Não se esqueça de reservar 200 ml do iogurte para fazer o próximo.
Esse iogurte é muito bom!!!
ResponderExcluir